Passam agora 3 anos da altura em que começei a escrever A Ratoeira Táctica. Na altura, nada mais aparentava ser do que um conjunto de textos soltos com memórias longínquas que retive sobre o nosso futebol.
Foi em finais dos anos 80 que começei a ver futebol, foi nos anos 90 que o começei a entender.
Em 1990/91 fiz a minha primeira caderneta do campeonato nacional. Seguiram-se todas as épocas seguintes, até 1998, altura em que abandonei as competições internas dedicando-me exclusivamente aos grandes torneios internacionais. É sobre esta década do nosso futebol que todos estes textos tratam.
Porque o nosso futebol consegue superar a polémica reinante com a falta de qualidade, porque se insiste em comprar no "chinês" e esperar qualidade, porque poucos existem que tenham planos fiáveis a longo prazo. Assim sendo o futebol é fraco, vazio, desapontante. E as crianças buscam futebol por outras paragens, mais férteis em espectáculo: sou do Benfica e do Real Madrid; sou do Porto e do Milan; sou do Estrela e do Rayo Vallecano.
Que fazer?
Eu? Eu gozo.
Posto isto, vou tentar escrever aqui regularmente os capítulos constituintes d'A Ratoeira Táctica, até que eventualmente toda a obra estará online.
Comentários são bem vindos. Ideias, críticas, correcções, barbaridades, tudo será visto como útil.
LCF
Thursday, March 8, 2007
Subscribe to:
Posts (Atom)